terça-feira, 29 de setembro de 2009

Parabéns!


Mais do que qualquer outro livro na minha estante, os livros da Mafalda são aqueles que estão mais gastos, mais velhos e usados, menos apresentáveis. Mas também por isso, são aqueles que mais amados foram e serão!

Acho que li o primeiro tinha sete ou oito anos mas, claro, nessa altura eu ainda não entendia bem todas as piadas. No entanto, criei uma paixão imediata por uma garota de personalidade forte, que refilava por tudo e por nada, de valores sociais íntegros, cujo sonho era ser tradutora... Não foi nada difícil amá-la!
Ela era tudo no qual eu me transformei mais tarde!


O melhor de ler a Mafalda foi ir percebendo, aos poucos, ao longo dos anos (esta foi a leitura mais consistente em toda a minha vida, aquela a que eu sempre voltei), todas as piadas que o Quino escrevia com tanta consciência e punha na boca de uma garota pequena!
Perceber lentamente, à medida que a minha própria consciência se desenvolvia, o contexto politico-social da Mafalda foi o mais aliciante. E isso também foi algo que me fez crescer. Sim, eu cresci literalmente com a Mafalda, educada pelos seus ideais, pela sua bondade, rabugice...

Feliz cumpleaños, Mafalda! Te echo de menos!


1 comentário:

Rachelet disse...

Também tem sobrevivido às minhas razias obsessivas-compulsivas o álbum O Mundo de Mafalda, onde estão compiladas as tiras todas.
Em miúda, também não percebia mas achava que havia ali algo.

Até vos acho parecidas!