terça-feira, 3 de novembro de 2009

die Berliner Mauer

Tinha apenas 9 anos quando o muro caiu. Lembro-me, no entanto, muito bem das imagens que a televisão mostrou naquele dia. E recordo-me também, muito bem, de estar em pé, em frente ao televisor, com uma grande alegria ao sentir a felicidade daquela gente que agora já podia passar para o outro lado.

Tenho a impressão de que na altura não entendia bem toda a situação, nem sequer tinha em mente todo o contexto histórico que envolvia este acontecimento. Lembro-me até de ter uma ideia muito simplista da situação: para mim os maus tinham finalmente cedido e dado a liberdade que os bons tanto mereciam. Agora que penso nisso dá-me vontade de rir!

Vi o muro pela primeira vez (mal sabia eu que daí a 3 anos iria viver a uns metros dessa mesma parte do muro!) numa curta viagem que fiz a Berlim, durante o meu ano de Erasmus em Göttingen. Senti uma impressão cá dentro no peito... não sei porquê! Acho que era a emoção de finalmente ver ao vivo um pedaço de história. E mesmo depois de ter ido viver para Berlim, sempre que passava por ele ou pela linha que há pela cidade, substituindo o muro, sentia-me emocionada!
É curioso, mas agora que penso nisso acho que tenho um issue com a liberdade, ou mais concretamente, com a falta dela. Deve ser isso!

Tenho pena de não estar em Berlim para festejar esta data tão importante para o povo alemão! Enfim, sempre posso abrir uma garrafa de champanhe aqui, no dia 9, e fazer um brinde!

Auf Dich, Deutschland!


P.S. Luka, esta foto é tua, espero que não te importes! Acho-a muito mais gira do que as minhas!

4 comentários:

gnreis disse...

Já não via essas sapatilhas vermelhas há uns tempos.

Me Myself I disse...

Tenho muitas saudades dessas sapatilhas... E agora que penso nisso, não sei o que fiz delas. Já não vieram para Paris, disso tenho a certeza!

luka disse...

aber gerne! fiko mto kontente k possa estar akompanhada do teu texto sobre o acontecimento k tb a mim diz mto.
a 1ª vez k passei plo brandenburger tor ia chorando! :)

Otice Idi disse...

fogo, os "blogs" não têm os botanitos a dizer I like... bolas, I like:-)